UMA MULHER PRESIDENTE.....

0 Comments

 Estamos diante de um marco histórico. A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, foi eleita neste domingo e será a primeira mulher Presidente da República.


   Com certeza é um grande avanço para todas as mulheres, quando num passado próximo não podíamos nem sequer votar, e hoje uma mulher ocupará o cargo mais alto da República.


  Com certeza essa conquista é fruto do movimento que marcou várias transformações na década de 60 - O movimento Feminista, que influenciou o mundo todo.


  Só para lembrar um pouco deste movimento, que trouxe várias conquistas, tanto boas como desastrosas, quero compartilhar alguns trechos do artigo - Movimento Feminista, por Rainer Sousa, Mestre em História, que encontrei no saite www.mundoeducacao.com.br.  
   
   "Contudo, observamos também a deflagração de uma revisão de valores responsável pela transformação dos papéis ocupados por homens e mulheres na sociedade. Durante a Segunda Guerra, a maciça inserção das mulheres no mercado de trabalho estabeleceu um novo campo de possibilidades para aquela que antes era vista como a “rainha do lar”. A partir desse processo de relativa emancipação, muitas delas reivindicaram novos campos de conquista nunca antes imaginados.  
  Quando alcançamos a década de 1960, o advento da pílula anticoncepcional permitiu uma libertação dos comportamentos sexuais antes restritos à monogamia e às relações matrimôniais...  A partir de então, muitas mulheres saíram às ruas com o intuito de reivindicar os mesmos diretos assegurados pela constituição liberal de seus países. Entre outras questões, lutavam para que as faixas salariais de homens e mulheres fossem devidamente equiparadas...A partir da década de 1980, o feminismo pareceu perder a sua força. A causa deixou de ser uma meta a ser alcançada depois que os próprios representantes do Estado reconheceram a legitimidade de tais reivindicações. Contudo, essa faceta da história contemporânea ainda se desdobrou em uma mudança de comportamento que rompeu com os paradigmas tradicionais da família e, até mesmo, do homem. A vitória feminista ainda ecoa em transformações ainda visíveis no nosso cotidiano."


   Era suposto que a revolução feminina iria trazer-nos maior realização e liberdade, mas em vez disto roubaram a nossa composição distinta, a nossa feminilidade, o nosso jeito pessoal e distinto de ser. Ela tem afetado as nossas famílias, nossas igrejas e nossas comunidades. 


   Há quanta confusão a respeito da emancipação feminina e da feminilidade. Deus porém não quer que estejamos confusas a respeito daquilo que ele projetou para nós. pois como diz o estudo sobre a feminilidade  na bíblia da mulher: A feminilidade é uma realidade projetada e criada por Deus.


  E mais do que nunca,precisamos resgatar a feminilidade, na nossa familia, nas nossas igrejas e na sociedade. Como disse Carolyn Mahaney: "...Quando Deus criou a primeira mulher e cada mulher depois dessa, Ele criou uma criatura feminina completamente distinta. Você e eu não nos tornamos do sexo feminino porque nossas mães nos deram bonecas e puseram um vestido rosa em nós! Nós nascemos do sexo feminino, nós fomos criadas do sexo feminino. Nós somos do sexo feminino por natureza com certas qualidades divinamente planejadas que nos tornam únicas. Nós podemos aumentar nossa feminilidade ou diminuí-la mas nós não podemos mudá-la. Nossos cromossomos de sexo estão em cada célula de nossos corpos. Nossa feminilidade é uma realidade da criação...".
  
 Não é errado conquistarmos o 'nosso espaço', termos uma profissão e seguir uma carreira,mas não podemos esquecer quem somos, e o porquê fomos criadas. A mulher, com a ajuda de Deus, poderá galgar qualquer posição, qualquer cargo político, sem perder a sua feminilidade. Infelizmente o que vemos por aí, são mulheres que na busca de poder, se esquecem quem elas realmente são, e deixam de lado a sua essência que é simplesmente: Ser Mulher. 



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.