SÉRIE: TORNANDO-ME UMA MULHER SÁBIA

0 Comments


Olá Mulher que Edifica! Hoje vou começar uma série de post aqui no blog e no programa Valorizando a Família, que vai no ar todas as tardes de terças feiras, das 16:00 às 17:00 horas pela rádio Nazareno FM, com o tema: Tornando-me uma Mulher Sábia. 

Não sei quantas vezes me derramei diante do Senhor, pedindo para Ele me fazer uma mulher mais sábia, depois de uma palavra impensada, de uma atitude tola, ou comportamentos que  não glorificam a Deus. Ser uma mulher sábia deve ser o nosso mais profundo anseio. Ser sábia nos pode salvar de muita dor de cabeça, problemas e fracasso. Não são poucas as vezes que fracassamos, erramos e sofremos por falta de sabedoria. Construir os nossos relacionamentos e a nossa casa com sabedoria fará toda a diferença na nossa construção! Fomos chamadas por Deus para Edificar com sabedoria, 'Toda a mulher sábia edifica, mas a tola derriba com as próprias mãos'. 'Com as próprias mãos...' fala de atitude. As nossa atitudes erguem ou derribam. Levantam ou abaixam. Coloca para cima ou diminui. Edifica ou destrói. 

 A casa que Deus quer que você construa vai além da construção de paredes de tijolos, cimento ou madeira. Uma lar não pode ser edificado com cortinas, almofadas e móveis estilosos, mas com sabedoria. Em Provérbios 24.3 diz: 'Com sabedoria se edifica a casa...'. Mas o que é sabedoria? Como se tornar uma mulher sábia? Como deixar de agir tolamente e começar a ter atitudes sábias? É isso que veremos nesta série de post Tornando-me uma Mulher sábia.

Eu sei que vai exigir muito esforço. Você vai ter que arregaçar as mangas, pois construir exige esforçoVocê vai precisar também  fazer algumas renuncias em prol da sua construção. Mas minha amada certamente valerá todo o esforço, quando você olhar e vê uma bela casa sendo erguida.

Na nota da Bíblia da Mulher, diz que a "Sabedoria é a capacidade de aplicar o conhecimento de Deus com respeito à vida de maneira prática e eficaz em nosso lar.'. Creio que aqui está  o segredo para edificar um lar abençoado:  Aplicar o conhecimento de Deus. Na maioria das vezes mais derribamos do que edificamos porque não aplicamos os princípios de Deus, o conhecimento de Deus na nossa vida prática, no nosso lar, no nosso dia a dia. 

Geralmente queremos construir do nosso jeito, da nossa maneira. Não foram poucas às vezes em que agi de forma tola e insensata  porque o meu jeito de pensar estava baseado no modo como o mundo pensa e não como Deus planejou para dar certo! As minhas atitudes decisões eram um reflexo do que o mundo acha politicamente correto, e não do que a Bíblia diz. Errei muitas vezes, quebrei a cara muitas vezes, até que entendi que só daria certo se começasse a agir com sabedoria, a aplicar no meu dia a dia os princípios de Deus para o casamento, para a criação dos filhos, para a administração da casa, enfim para a vida prática. 

Uma outra coisa que tenho aprendido a respeito da sabedoria é que, ela não emerge da experiência em si, mas da cuidadosa reflexão sobre as lições aprendidas com a experiência.  Falei difícil, né? (hehehe) Mas o que quero dizer com isso? Que todo o fracasso, todo o jeito errado de conduzir as coisas, toda a tolice pode me levar a ser mais sábia, quando paro para pensar onde errei e tentar não cometer os mesmos erros. Uma outra verdade a respeito da sabedoria, é que você pode ser sábia independente da idade. Conheço mulheres idosas que são tão insensatas, que é só Jesus na causa! Mas por outro lado, conheço mulheres novas possuidoras de uma sabedoria que é de tirar o chapéu! Então minha amada, não importa a sua idade, nunca é velha ou nova de mais para se tornar uma mulher sábia! Busque hoje de Deus ser uma mulher mais sábia.  Mas busque de todo o seu coração. Busque como se busca um tesouro: "Se como a prata buscares e como tesouro escondido a esquadrinhares, então entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor é o que dá sabedoria; da sua boa é que sai o conhecimento e o entendimento." (Pv 2.4-6). Busque com toda a sua alma e certamente Ele a fará, pois Ele é a fonte de sabedoria.


Ser sábia é diferente de ser inteligente. Há uma grande diferença entre ser sábia e inteligente. O fato de você ser inteligente, de você ser instruída, cursar uma faculdade, possuir mestrado ou vários títulos não é garantia de sabedoria. A verdadeira sabedoria não deve ser confundida com o conhecimento adquirido em carteiras escolares.Algumas pessoas que se julgam inteligentes, fazem as escolhas mais insensatas por falta de sabedoria. Ser sábia é ser capaz de fazer boas escolhas e tomar decisões sensatas.

 Com isto não estou dizendo que você não deve e não pode ser inteligente. Ser inteligente faz toda a diferença na construção de nossos relacionamentos. No próximo post falaremos um pouco sobre isso, pois afinal como diz em Provérbios 24: 'Com sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma; e pelo conhecimento se encherão as câmeras de todas as substancias  preciosas e deleitáveis'.

Não deixe de ler os próximos post da Série 'Tornando-me uma Mulher Sábia', tenho certeza que Deus a fará uma mulher mais sábia ainda, e o nome de Jesus será glorificado através da sua vida!

Ouça o áudio da mensagem ministrada no programa Valorizando a Família, na rádio o Nazareno FM 107.9.

Sinta-se a vontade para compartilhar e enviar para as amigas!





Grandes são os obstáculos que a mulher moderna enfrenta todos os dias, mas o maior de todos os desafios ainda é construir um lar abençoado e fazer da casa um refúgio para a família.
A casa que Deus quer que você construa vai muito além de paredes, portas e janelas. Este livro vai ajudá-la na edificação de um lar feliz e cheio de realizações.

Conheça alguns segredos e dicas que farão o seu casamento e a sua família prosperar em todas as áreas.

Compre já o Livro Mulheres que Edificam e comece hoje mesmo a Edificar um lar abençoado!

Conheça mais sobre o Livro Mulheres que Edificam e outros em nossa loja virtual.



You may also like

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.