Série - Tornando-me uma Mulher Sábia - Inteligência

10:02:00 Adriana de Paula 7 Comments


Este é o segundo post da [Série Tornando-me uma Mulher Sábia!] Acredito que este é o desejo mais profundo do seu coração, se tornar uma mulher sábia! Creio que durante esta série de estudos e reflexão em como se tornar uma mulher sábia, Deus falará profundamente ao seu coração e a capacitará de sabedoria, entendimento e conhecimento!

'Com a sabedoria de edifica a casa, e com a inteligência ela se firma, e pelo conhecimento se encherão as câmeras de todas as substâncias preciosas e deleitáveis' (Pv 24.3,4).

Amo essa parte das escrituras! Ainda me lembro quando a li pela primeira . As palavras SABEDORIA, INTELIGÊNCIA E CONHECIMENTO, saltaram diante dos meus olhos! Ainda me lembro como o Espírito Santo sussurrou ao meu coração dizendo: 'Adriana não basta  somente sabedoria para construir uma família abençoada, você também precisa ser inteligente e  ter conhecimento. SABEDORIA, INTELIGÊNCIA E CONHECIMENTO é o segredo para ser uma mulher vitoriosa. Sabedoria, inteligência e conhecimento é o segredo para ser uma mulher de sucesso em todas as áreas da vida, na área familiar, profissional, espiritual e ministerial.

Em Provérbios 14.1 diz que toda a mulher sábia Edifica a sua casa. Mas aqui, Salomão vai mais além! Não basta construir, levantar. Precisa manter a casa de Pé! É como quando construímos uma casa do zero, ou ampliamos algumas peças. Depois de pronta, será necessário alguns cuidados e reparos para que ela permaneça linda, aconchegante e de pé! Lembro-me quando compramos a nossa casa, depois que a ampliarmos e levantarmos mais algumas peças, deixando-a do nosso jeito, percebemos a infestação de cupins no madeiramento da casa. Não tínhamos nenhuma experiencia em lidar com cupins, mas tínhamos um certo 'entendimento' para saber que os cupins poderiam levar o madeiramento da minha casa ao chão, e isto nos deixou um tanto preocupados. O entendimento (inteligência) que tínhamos a respeito dos cupins, ainda que pequeno, levou o meu esposo a contratar um serviço para dedetizar o madeiramento.

Foi com muito esforço e sacrifícios que construímos a nossa casa, a nossa primeira casa, havíamos acabado de sair do aluguel, e lá  estava a casa pronta e era a casa dos nossos sonhos, mas diante de uma infestação de cupins, a casa poderia ir ao chão. Diante da eminente destruição pelos cupins, precisamos tomar uma atitude e ir atrás de um profissional para dedetizar todo o madeiramento.  Com a nossa família  não é diferente, não podemos cruzar os braços depois que a construímos, precisamos estar atento e fazer os reparos necessários para que ela se estabeleça. 

Na tradução mais usada de Provérbios 24. 3,4 diz: 'Com a sabedoria de edifica a casa, com o entendimento, e pelo conhecimento se encherão as câmeras de todas as substâncias preciosas e deleitáveis'.

A palavra entendimento na língua portuguesa significa: 1 Ato de entender. 2 faculdade de conceber e entender as coisas, intelecto, inteligência. 4 Compreensão, percepção, entre outras.

Deus deseja que sejamos mais do que sábias, Ele deseja que sejamos inteligentes, que sejamos mulheres entendidas, que sejamos compreensivas com o marido, com os filhos, com os da família e com os de fora, e que tenhamos percepção das coisas à nossa volta!

Voltando  na estória dos cupins, eu e o meu esposo tivemos a faculdade de entender, de compreender que o madeiramento da nossa casa estava fadado a ser destruído pelos cupins. 

Muitas vezes erramos e chegamos a certas situações, que nos pegam desapercebidas porque não temos percepção do que está acontecendo à nossa volta. A falta de percepção, a falta de inteligência, a falta de  entendimento pode nos levar a  ter atitudes desastrosas. Em provérbios 28.16 diz que "um governante que carece de entendimento é um opressor e cruel" (Pv 28.16). Quantas vezes fui cruel com os meus filhos por falta de compreensão e julgamentos precipitados. Quantas vezes os disciplinei sem entender o motivos das suas ações. Quantas vezes passei por situações que poderia ter evitado se eu tivesse uma melhor percepção do que estava acontecendo a minha volta! Hoje eu olho para trás e vejo o quanto a falta de entendimento, da inteligência emocional é desastroso na construção da nossa casa. Mas eu sei que nem tudo está perdido, porque quando nos colocamos diante do Senhor em arrependimento genuíno pelas nossas atitudes tolas e insensatas, Ele está pronto para nos perdoar e nos dar uma nova oportunidade de começar. Eu sei que não é fácil recomeçar. Recomeçar dá trabalho, recomeçar  exige esforço e você terá que quebrar muitas partes que foram mal construídas e reconstruir. Mas uma coisa é certa, Deus nos dará graça, sabedoria, inteligencia e conhecimento para edificar uma família que glorifique o nome dele.

Não precisamos ser super dotadas ou geniais para fazer com que a nossa casa permaneça em pé, mas precisamos agir com sabedoria, entendimento, conhecimento, que são dados por Deus a todos que o buscam, "Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a esquadrinhares, então entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor é o que dá a sabedoria; da sua boca é que sai o conhecimento e entendimento." (Pv 2.4-6). Busque de Deus ainda hoje o entendimento, Busque como se busca algo muito precioso. Busque como se busca um tesouro, então você se tornará uma mulher sábia!  Se esvazie minha querida, de toda a sabedoria humana, que não é Deus, que é carregada do eu,  ' do eu sei, eu dou conta, eu faço do meu jeito'. Se esvazie de toda inteligência altiva, não se estribe no seu próprio conhecimento, mas se encha da sabedoria que vem do alto, do entendimento e do conhecimento que vem de Deus, e então você se tornará uma mulher sábia!

Quantas mulheres tem mais derribado do que edificado porque elas não possuem inteligência emocional. Hoje muito se fala da inteligencia emocional, sobre saber administrar as emoções, de saber lidar com as emoções em diversas circunstâncias, mas muitas mulheres têm colocado tudo a perder porque elas não usam a inteligencia para estabelecer os seus relacionamento. Não há casa que permaneça de pé, não há casamento que dure muito tempo, não há relacionamento com os filhos que seja agradável se você não tiver entendimento e inteligência emocional para lidar com estes relacionamentos. Que o Senhor nesta hora te capacite com a sabedoria que vem dos céus, com a inteligência emocional  e o entendimento que vem da parte Dele. A minha oração é para que o Senhor te de direção e estratégia para edificar com sabedoria. 

Não deixe de ler os próximos post da Série 'Tornando-me uma Mulher Sábia', tenho certeza que Deus a fará uma mulher mais sábia ainda, e o nome de Jesus será glorificado através da sua vida!


Grandes são os obstáculos que a mulher moderna enfrenta todos os dias, mas o maior de todos os desafios ainda é construir um lar abençoado e fazer da casa um refúgio para a família.
A casa que Deus quer que você construa vai muito além de paredes, portas e janelas. Este livro vai ajudá-la na edificação de um lar feliz e cheio de realizações.

Conheça alguns segredos e dicas que farão o seu casamento e a sua família prosperar em todas as áreas.

Compre já o Livro Mulheres que Edificam e comece hoje mesmo a Edificar um lar abençoado!

Conheça mais sobre o Livro Mulheres que Edificam e outros em nossa loja virtual.

7 comentários:

  1. A paz minha amada não consigo viver com meu esposo. Vivemos brigando e nosso casamento já está por um tris.. ele acha que devo perdoar erros dele mas jamais ele perdoa os meus e vive jogando em meu rosto os meus erros isso acaba nos afastando nosso casamento já está por um fio. Estou fazendo o propósito de 30 dia pelo marido. Mas não vejo resposta estou me sentindo frustrada por conseguir viver em paz um dia se quer com ele.. vou desistir.. me de uma orientação.. Deus te abençoe..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola tudo bem amada me chamo luana. Nao desista de luta pelo o e caamento e faca sim esse proposito de 30 dia e coloca diante de Deus seus pedido. Fala tudo co Deus que area que vc quer q mude em seu marido e tb em vc. Fao isso pq tive a mesma experiencia que vc esta passando fiz o proposito e confesso no comeco nao via resultado pelo contrario os levante foi maior mas entendi que precisava usar mi ha fe de nao desisti. Depois que terminou Deus me deu mibha vitoria hoje meu marido um homem de Deus marido da agua pro vinho mudou. Nao desista lembra Deus ama sua familia

      Excluir
  2. Me sinto muito feliz de participar dos seus livros tem me orientaf e tenho aprendido muito participei e junto com um grupo de irmas fizemos o propósito de 30 diaspelos nossos maridos já estamos vendo o operar de Deus.Agradeço a Deus pela sua vida

    ResponderExcluir
  3. Tenho sido muito abençoada e edificada com as msg que tenho recebido. Só posso pedir que Deus lhe recompense irmã Adriana pelo seu esforço em ajudar mulheres que estão passando por momentos difíceis e precisam de uma palavra dita com sabedoria e com espiritualidade.

    ResponderExcluir
  4. Olá amada me sinto muito feliz essas mensagem estão me ajudando a reflete sobre minhas atitudes que não eram boas mais creio que o senhor vai me da graças pra continua sou uma pessoa muito explosiva com meu marido eu preciso de uma transformação pra minha vida

    ResponderExcluir
  5. Agradeço a Deus por ter encontrado o blog,pois tenho enfrentado vendavais com meu marido,mais Deus tem me ajudado e com a ajuda dessa série me tornarei uma mulher sábia em nome de Jesus!Obg,Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Ola querida irman me chamo sandra sou da casa da bencao mas ja fui da assembeia,neste momento estou passando por luta esperitual e tambem com meu filho e meu esposo as vezes nao sei como lidar com os problemas nao tenho palavras mas confio no deus que sirvo

    ResponderExcluir

Todos Direitos Autorais reservados a Adriana de Paula. Tecnologia do Blogger.