Dai-me Paciência Senhor!

0 Comments

'Dai-me paciência Senhor!' Não sei quantas vezes fiz essa oração, suplicando a Deus por paciência. Entre as minhas lutas diárias a falta de paciência está no topo do checklist que preciso deixar sob 'o controle' do doce Espírito Santo. Nunca fui boa 'em ter paciência'. Diferente do meu marido que é a paciência em pessoa. Nunca fui boa em esperar, mas Deus tem me ensinado, e às vezes da forma mais dura e dolorosa, a virtude da paciência. 

A paciência não é apenas uma virtude, é um fruto do Espírito ( Gálatas 5:22), e como fruto do Espírito precisa ser constantemente forjado em nós. E como Deus faz isso? Na maioria das vezes usando as circunstâncias frustantes do dia a dia. Quando temos um dia difícil com as crianças que têm dificuldade em obedecer, ou com o marido que sempre esquece do que você pediu para fazer o jantar, ou com as horas que você passa no trânsito ou na fila do banco, Deus está te ensinando a paciência.

Assim como o contentamento a  paciência também é aprendida. Ela é o fruto do Espírito Santo, moldado em nós. Não é um traço de caráter natural. Não nascemos pacientes. Nascemos gritando por leite e queremos imediatamente! 

 Em Gálatas 5:22, o apóstolo Paulo descreve a paciência como 'longanimidade', uma palavra que, de acordo com o dicionário  Webster, significa "longa e paciente resistência de dano, perturbação ou provocação".  Em outras palavras, ser paciente é ser resistente às pertubações e provocações do dia a dia. Por mais que seja difícil e para algumas quase que impossível  manter o auto controle e o equilíbrio diante da bagunça e confusão em que vivemos, não devemos deixar de buscar e orar por paciência.

Talvez você se sinta frustrada ao orar por paciência. Pois parece que quanto mais ora por ela, mais situações opostas surgem e se levanta em sua vida. Isso acontece porque estamos constantemente lutando contra a nossa própria natureza, que é impaciente. Não desanime de orar por paciência e de resistir a resposta natural da impaciência, que te leva ao estresse, raiva e frustração. 

Quando você ora por paciência, você está pedindo a Deus um pouquinho da natureza Dele em você. Enquanto somos impacientes, Deus é extremamente paciente. Você já parou para pensar o quanto Deus é paciente? A longanimidade ou paciência faz parte da natureza de Deus. Deus não é apenas paciente, Ele é a paciência. É como ele define a si mesmo: "E passou diante de Moisés, proclamando: Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade" (Êxodo 34:6)





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.