Desafio Diário de Ações Práticas 15

06:00:00 Adriana de Paula 0 Comments



*Desafio* 1⃣5⃣


O tema de hoje mexe diretamente com a ferida a ser cicatrizada na vida de muitas mulheres. A libertação de seu esposo, seja no vício do álcool, das drogas ou até mesmo no vício da pornografia. Para muitas mulheres essa provação têm sido uma luta constante e muitas das vezes sem resultados. 

_Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar_. (1 Co 10.13)

Apesar de ser tão difícil conviver com alguém preso a qualquer tipo de vícios e parecer que o seu esposo jamais será liberto, continue em oração e seja um instrumento do Senhor como o escape necessário para o fortalecimento e a libertação dele.

Irei postar alguns posicionamentos para quem vive essa realidade como forma de auxiliar nesse momento tão delicado.

 *Ação* Seja o Escape de seu esposo

 É necessário que ele reconheça que há um problema e que precisa se libertar, quem sabe uma conversa sadia, sem acusações e apontamentos seja um bom começo. Deixe seu esposo expor os motivos que o levou ao vício e falar o que para ele tem valor, mesmo que para você pareça insignificante, é muito importante ele saber que está sendo realmente ouvido. A conversa e o falar têm proporções terapêuticas e o ajudará muito.

Seja um porto seguro. Geralmente quando uma pessoa se propõe a enfrentar um obstáculo é muito importante ele saber que alguém está a espera de um resultado e acredita que ele é capaz de vencer. Como forma de incentivar diga algo do tipo: “Eu quero ajudá-lo com isso, portanto, vou sempre perguntar como você está e como as coisas estão indo”...

Poupe-o de mais constrangimentos e culpas. O vício por si só é repleto de desonra e rebaixamento, quando alguém está tentando mudar, deixa-lo com sensação de descrédito e vergonha não ajudará em nada no processo. Incentive-o a encontrar outra atividade que o ajude a mudar ao invés de zombar dele.

 Evite frases do tipo: “ não sei porque você faz isso, não sabe que prejudica a todos a sua volta? ” 

 Ao invés disso, use frases positivas como: “ Você vai sair dessa, e quando sair tudo a sua volta irá melhorar”

 Ajude-o a desenvolver formas de vigilância. Por exemplo: se seu marido tem o habito de voltar para casa depois de um dia de trabalho por um determinado local onde por ali já fica até voltar embriagado para casa, surgira que ele faça uma nova rota.

 Caso seu esposo esteja estressado ou até mesmo depressivo, surgira a ele um tempo de meditação e oração, assim como exercícios de respiração, geralmente tem sucessos nesses tipos de problemas.

 Procure maneiras de reforçar atitudes e pensamentos positivamente., procure coisas que ele goste, como ir cinema, a um estádio... essas saídas servirão como recompensa pelas metas que ele conseguir bater longe do vício 

 Conforme ele for melhorando, procure ficar mais distante do problema dele, a medida que ele for ficando cada vez mais longe do vício diminua seu envolvimento com o processo.

 Incentive a uma vida saudável, que tal praticar junto dele a uma atividade física? Surgira uma caminhada, uma trilha ou até mesmo uma musculação.... Exercícios como esse ajudam ao organismo a liberar um hormônio chamado endorfina que é responsável pelo aumento do prazer e ao mesmo tempo diminuí a dor que ele está sentindo pela desintoxicação. 

Ajude-o a encontrar um novo hobbie, o tempo que ele gastava com o vício ficou ocioso e é necessário ser preenchido por algo que o dê prazer. Procure tomar o máximo de tempo dele com atividades que o dê prazer, assim não sobrará tempo para pensar em voltar ao vício.

A oração é a chave para nos dar força, graça e sabedoria para lidar com uma situação de libertação, pois é algo que não depende exclusivamente de nós, por mais que seja difícil, que pareça que não irá resolver, creia, o Senhor Deus é fiel e seu esforço não será em vão.

Laura Curvo

Acesse nossa loja:  https://www.mulheresqueedificam.com.br/produtos

via@30DiasdeOraçãopeloMarido
#MEL
#MulheresqueEdificamLares

0 comentários: